terça-feira, 11 de janeiro de 2011

:::Guerreiro Chinês:::

~Exército de Terracota~

~~~~~~~~~~

Comecei a fazer este desenho no começo de 2010 para participar de um concurso onde o tema era "Guerreiros Míticos" ou "Místicos" (não me recordo exatamente), mas o concurso acabou cancelado por não ter a quantia mínima de participantes exigidos (eu sou um que não terminou a tempo e não mandou o desenho).

Quando fiquei sabendo do concurso, logo lembrei de uma reportagem que vi dias antes na TV sobre a descoberta arqueológica das estátuas de terracota no túmulo do imperador Quin Shi Huang Di, em Xian na China. Achei perfeito para a ocasião e decidi fazer o desenho de uma das estátuas e, o primeiro passo foi encontrar uma boa referência, e entre as opções encontradas optei por esta:



Após a escolha da referência, é hora de colocar a mão na massa.

Não queria desenhar a estátua exatamente como uma reprodução da fotografia, e sim, usa-la como referência para desenhar o real guerreiro (na sua forma humana), mas, independente da maneira como será o desenho, é preciso inicia-lo de alguma maneira e, neste caso, iniciei contornando a fotografia definindo os traços base:


Ao traçar o desenho, fiz algumas modificações no cabelo e devido a posição das mãos (como se estivesse segurando algo) decidi inserir uma lança para que não ficasse com uma posição muito artificial e sem sentido. Após esta etapa, é hora de preencher os traços com as cores base:


Foi nesta etapa que percebi que nada seria tão fácil quanto imaginava. Tive uma certa dificuldade em optar pelas cores (já que eu não faço a mínima ideia de como eram as verdadeiras roupas dos guerreiros), mas eu queria trabalhar com uma cor diferente ás que estou acostumado e que desse um destaque na imagem, então acabei decidindo usar (ao invés do branco como tinha imaginado primeiramente) o tom mostarda para a roupa abaixo da armadura, e deixei o branco para a calça. O que também dificultou foi o fato de eu nunca ter feito antes um trabalho com tantos detalhes e com os efeitos que pretendia alcançar, mas com paciência comecei pelo que achei mais fácil (o cabelo) e aos poucos fui dando sequência:


Uma surpresa foi a armadura. Ficava meditando em como fazer uma armadura preta, realçando seus detalhes como encaixe, sobreposição, parafusos... e ainda fazer com que parecesse ser de ferro e dar "peso" à ela, porém, preocupação de mais sem necessidade, ela foi o mais fácil e gostoso de fazer. O trabalho mesmo foram as dobras da roupa. procurar tons mais escuro e claros pra fazer o efeito de luz e sombra, movimento, textura...foi um pouco chato, mas apesar de tudo o resultado foi positivo e fez valer a pena o suor derramado.


Um outro ponto em que me enrolei um pouco foi a lança. Queria uma lança que causasse um certo "impacto", mas minha criatividade não estava ajudando, então acabei fazendo um modelo simples, mas acredito que tenha saído um pouco desproporcional ao cabo, mas deixei passar, pois foi o melhor que pude fazer.

De toda a imagem, o que realmente tive mais dificuldade em fazer e talvez tenha deixado á desejar, foi a pele. Não consegui articular as mãos de modo a dar a impressão de movimento mais natural e acabaram ficando um pouco estáticas, e também o efeito de luz e sombra não ficaram como eu gostaria, principalmente no rosto, o deixando com um aspecto um pouco artificial. Por outro lado isso é bom, pois tendo a consciência das minhas dificuldades, faço disso um motivo para continuar treinando e realizando novos trabalhos.

Quanto ao fundo, surgiram várias dúvidas sobre o que fazer para complementar a imagem. Inicialmente, pretendia fazer silhuetas de outros guerreiros como se estivessem em grupo (como na primeira imagem), depois achei que podia fazer a grande muralha, porém acreditei que roubaria a cena do guerreiro mas, por achar que silhuetas deixariam a imagem carregada e também por não ter a certeza que conseguiria faze-las de uma maneira que combinassem com o resto da composição, decidi fazer a muralha de uma maneira simples e discreta ao fundo de um descampado onde o guerreiro estaria posando.


~Resultado~


Acredito que até agora essa tenha sido a minha melhor ilustração digital, por isso e pelo que ela representa pra mim, decidi expor as etapas de todo o processo de produção da imagem e assim dividir um pouco dessa experiência com vocês.

Devido a uma das regras do citado concurso, tive que contabilizar as horas gastas para produzir a imagem e, após as 25 horas dedicadas á esse trabalho tive a certeza de que não medimos esforços para se dedicar ao máximo ao que realmente é importante para nós, mesmo que para outras pessoas pareça ser bobagem.

Essa ilustração foi 100% desenvolvida no Photoshop CS3 com o auxílio da Tablet Wacom Bamboo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário